Conheça o São João do Reencontro, festa junina que mobiliza 3,5 milhões de pessoas por toda a Bahia

A Gazeta Popular
77.9k Visualizações
Tempo de Leitura: 3 Minutos
- ADS -
Ad image

As comidas típicas, vestimentas e danças que tornam o festejo de São João umas das mais amadas e ansiadas datas comemorativas por todo o Brasil. Celebrações mobilizam milhões de pessoas para eventos e shows. Na Bahia, a “terra da alegria”, a segunda edição do “São João do Reencontro 2025”, projeto criado pela Agência Pira e apoiado pela Petrobrás por meio de Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultural (Lei Rouanet), contará com 3,5 milhões de espectadores e os maiores artistas do País.

O São João do Reencontro começou em 13 de junho e terminará em 20 de julho, totalizando 18 datas de muita cultura popular nordestina e entretenimento gratuito para cidadãos de 27 municípios da Bahia. Entre apresentações de quadrilhas juninas, shows ao vivo, são mais de 300 apresentações musicais. Entre elas, nomes regionais e nacionais, como Jorge e Mateus, Ana Castela, Simone Mendes, Calcinha Preta, Vaqueiro da Pisada, Netto Brito e Chiquinho Forró Pesado

Na comemoração a Santo Antônio, São João e São Pedro, o São João do Reencontro totalizou uma circulação de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas em todo o estado da Bahia. Para além do entretenimento, o movimento cultural popular vem trazendo forte impacto econômico na região. É esperado que haja um incremento econômico de R$ 50 milhões na Bahia, impulsionando empregos diretos e indiretos, fortalecendo o turismo cultural.

O São João do Reencontro conta com patrocínio da Petrobrás – por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) -, e está presente nos municípios de Abaíra, Alagoinhas, Almadina, Amargosa, Brumado, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Camaçari, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Conceição do Almeida, Entre Rios, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Itabuna, Itaju do Colônia, Madre de Deus, Nova Soure, Ribeira do Amparo, Santo Antônio de Jesus, São Filipe, Sapeaçu, Tucano

O São João do Reencontro 2025 incorpora práticas sustentáveis e de inclusão social.

Materiais como copos, pratos, talheres e elementos de comunicação visual são tratados por cooperativas de reciclagem parceiras das festas, garantindo o descarte adequado dos resíduos e a geração de renda. Público e comunidades locais recebem atividades de educação ambiental e de consumo responsável.

A Tenda da Diversidade – O Coreto Eletrônico do São João, focada no público LBTGQIAPN+, no município de São Antônio de Jesus, e o Camarote Acessibilidade Petrobrás, focado na Inclusão PCD, inaugurado em Alagoinhas, ilustram o compromisso do projeto com a pluralidade de vozes e corpos. Nesta edição, essas ações ganham ainda mais força com a ampliação da estrutura de acessibilidade, incluindo áreas com visibilidade privilegiada para pessoas com deficiência, conteúdo digital com legendas e audiodescrição, e capacitação de equipes locais para garantir um ambiente acolhedor, seguro e equitativo para todos os públicos.