Escrito por: Keith Carvalho
A falta de mão de obra qualificada já atinge 69% das indústrias brasileiras, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A dificuldade é mais acentuada entre pequenas e médias indústrias (70%), mas também atinge grandes companhias (63%). Na linha de produção, o quadro é crítico: 94% das empresas relatam falta de técnicos e 82% não conseguem contratar operadores adequados.
O problema, que afeta empresas de todos os portes, ameaça a produtividade e pressiona a busca por novas habilidades em um cenário de rápidas transformações tecnológicas.
Áreas fora da produção também enfrentam escassez. O déficit chega a 71% no marketing, 66% na administração e 62% em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Para 70% das empresas, o impacto mais imediato é a perda de eficiência operacional, enquanto 63% apontam dificuldades em manter padrões de qualidade.
Indústria e IA
O avanço da automação e da inteligência artificial exige um novo perfil de profissionais. O conceito de Indústria e IA, que combina máquinas inteligentes e criatividade humana, ganha força no Brasil. Robôs tendem a assumir tarefas repetitivas e de risco, liberando os trabalhadores para funções de inovação, pensamento crítico e resolução de problemas complexos.
“O equilíbrio entre tecnologia e força humana é o caminho para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, valorizar o papel das pessoas no processo industrial”,avalia a CNI.
Reação das Empresas
Para enfrentar o desafio, 78% das indústrias apostam em programas internos de capacitação, buscando requalificar trabalhadores já contratados. Essa estratégia é vista como alternativa para reduzir o apagão de talentos no curto prazo.
O Fórum Econômico Mundial estima que até o final de 2025 cerca de 85 milhões de empregos devem desaparecer com a automação, enquanto outros 97 milhões podem surgir em funções ligadas à tecnologia.
Keith Carvalho é esportista a mais de 15 anos, Jornalista, Capela, Locutora e profissional na área de comunicação sendo para negócios, CEO da Keith Carvalho Comunicação, site: www.comunicacaoke.com.br. Ouça pela rádio MFD de segunda a sexta-feira, o programa Café com Bate–papo no site: www.radiomfd.com das 15h as 16, horário de Brasília.