As obras na Avenida Amaral Peixoto incluem calçadas acessíveis e paisagismo moderno. Saiba mais sobre essa revitalização urbana.
Com investimento de R$ 65 milhões, a nova etapa do Plano de Mobilidade Urbana inclui melhorias completas nas ruas Dr. Celestino e da Conceição, além da reurbanização da Praça da República e do Parque das Águas.
As obras contemplam novas calçadas acessíveis, paisagismo moderno, iluminação em LED e enterramento de redes aéreas, aumentando a organização visual e a segurança do espaço urbano. Os editais de licitação devem ser lançados ainda em abril, com início das obras previsto para o segundo semestre de 2025 e prazo de conclusão estimado em 15 meses.
“Esse projeto é uma das nossas prioridades e vai conectar todo o eixo da Marquês do Paraná, remodelada em 2020, com a nova Avenida Rio Branco. São obras planejadas com muito critério, essenciais para a mobilidade, segurança e ocupação dos espaços públicos. Essa é a primeira obra de requalificação e modernização da Amaral Peixoto desde 1940, quando foi inaugurada. Essa transformação dinamiza o comércio, viabiliza moradias e estimula novos investimentos no Centro. A cidade inteira se beneficia”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
Transformação completa da mobilidade urbana no Centro de Niterói
Um dos diferenciais do projeto é a implantação de arborização urbana, com canteiros e árvores que tornarão a via mais agradável e segura, inclusive para ciclistas. A ciclovia da Amaral Peixoto, parte do eixo cicloviário mais movimentado do Brasil, também será beneficiada. A proposta inclui ainda sistemas eficientes de drenagem e requalificação das calçadas.