Na tarde desta quarta-feira (24), policiais civis da 123ª Delegacia de Polícia (DP) de Macaé, sob a coordenação do delegado titular, Dr. Pedro Emílio Braga, prenderam Y.N.B.P., conhecido pelo apelido de “Basani”. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de tentativa de homicídio.
O crime ocorreu em 6 de janeiro de 2024, no bairro Lagomar, quando um homem foi atingido por diversos disparos de arma de fogo. Apesar da gravidade dos ferimentos, a vítima sobreviveu, fato considerado pelas autoridades como alheio à vontade dos autores.
As investigações apontaram que a motivação do crime foi uma disputa entre facções criminosas. De acordo com a apuração, os envolvidos haviam migrado para a facção Amigos dos Amigos (ADA) e, a mando de integrantes da organização, tentaram executar um membro da facção rival Comando Vermelho (CV) como forma de demonstrar lealdade.
Com base nas provas reunidas, a Justiça expediu mandado de prisão preventiva por meio da 1ª Vara Criminal de Macaé. Na manhã desta quarta-feira (24), policiais civis localizaram e prenderam “Basani” na altura da RJ-106, cumprindo a ordem judicial.
A Polícia Civil informou que o preso será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.