Hoje trago para vocês um super bate-papo com a Deputada Estadual Índia Armelau, do Partido Liberal.
Ela que foi nadadora profissional, e em 2022 se tornou a primeira parlamentar indígena eleita para a ALERJ, se elegendo deputada estadual pelo Rio de Janeiro com 57.582 votos.
Uma conversa dinâmica, com perguntas rápidas e respostas objetivas, para conhecermos melhor suas idéias, visão política e trajetória.
-
-
-
-
-
-
-
- POLÍTICA E MANDATO
-
-
-
-
-
-
Quais são as principais bandeiras que você defende na Alerj?
A defesa da família, a luta em favor das Pessoas com Deficiência, pelo fomento do Esporte, pela melhoria da Segurança Pública no nosso estado, e a defesa dos cidadãos de bem.
Como você enxerga o papel da mulher na política fluminense?
A presença feminina no parlamento é uma expressão legítima da democracia. Não se trata de ocupar espaço por cota ou simbolismo, mas sim por mérito, competência e vontade de servir à população.
Quais projetos de lei você considera mais importantes entre os que já apresentou?
Sou suspeita para falar dos meus próprios projetos, pois considero todos eles necessários e valiosos. Até o momento, apresentei 203 Projetos de Lei. No entanto, tenho muito orgulho de ter apresentado as propostas que resultaram nas seguintes leis:
-
-
-
-
-
-
-
- Lei 10.098/2023, de 12 de setembro de 2023, que cria o Programa Especiativo;
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Lei 10.100/2023, de 12 de setembro de 2023, que permite a participação dos Policiais Penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) nas vagas remanescentes e ociosas do Programa Segurança Presente, por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS);
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Lei 10.850/2025, que autoriza a criação do Programa Prajás para agentes de segurança do Rio de Janeiro;
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
- Lei 10.194/2023, que institui o Programa de Saúde Mental, Prevenção de Depressão e Suicídio para Pais e Cuidadores Diretos de Pessoas com Deficiência.
-
-
-
-
-
-
Essas leis representam um marco importante no meu trabalho como deputada e demonstram meu compromisso com a melhoria da vida dos cidadãos do Rio de Janeiro.
Como avalia o atual cenário político do Rio de Janeiro?
Vejo o cenário político com otimismo e responsabilidade. Sabemos que o estado enfrenta desafios históricos, como a própria segurança pública e Regime de Recuperação Fiscal, mas acredito que cada representante executando o seu papel com empenho estaremos no caminho certo para superar essas dificuldades. Sou uma otimista e não desisto nunca.
Existe alguma articulação futura para concorrer a cargos maiores?
A política é um campo dinâmico e em constante mudança. Busco a minha reeleição com a confiança de que o futuro está nas mãos de Deus e da população do estado do Rio de Janeiro, que avaliará o meu trabalho e decidirá sobre o seu andamento.
-
-
-
-
-
-
-
- EMPREENDEDORISMO E CARREIRA
-
-
-
-
-
-
Como foi a transição da sua carreira como empreendedora fitness para a vida pública?
Confesso que foi desafiadora, mas eu tinha e tenho muita força de vontade para fazer diferente de tudo que acredito.
Que dificuldades você enfrentou como mulher empreendedora no Brasil?
Enfrentei muitas dificuldades, mas não porque sou mulher, e sim porque empreender no nosso país é um desafio para qualquer cidadão, mas tive o apoio da minha família que foi fundamental para chegar até aqui, como digo, eles são a base de tudo.
Qual conselho daria para mulheres que desejam empreender e também entrar para a política?
Não tem segredo, é estar convicta no propósito, fortalecer os valores e ir à luta com coragem.
A experiência no mundo empresarial te ajuda a tomar decisões como parlamentar?
Com toda certeza a resiliência, ter a capacidade de lidar com adversidade e com equilíbrio diário.
-
-
-
-
-
-
-
- VIDA FITNESS E ROTINA
-
-
-
-
-
-
Como você concilia a rotina puxada de deputada com os treinos e cuidados com a saúde?
Os treinos são fundamentais para manter a energia e a disposição para cumprir com as minhas responsabilidades como deputada. Eu reservo um tempo específico para treinar de segunda a sábado, às 6h da manhã. É um momento que me ajuda a começar o dia com foco e vitalidade.
Ainda encontra tempo para treinar todos os dias?
Sim, não sei como seria uma rotina diferente.
Você acredita que o estilo de vida fitness influencia sua produtividade política?
Com toda certeza, além de contribuir para a melhora da saúde mental e física, aumenta a disposição, o foco e a capacidade de lidar com o estresse.
A sua trajetória no mundo fitness te conecta mais com o eleitorado jovem?
Acredito que sim, por falar a linguagem deles.
-
-
-
-
-
-
-
- PESSOAL E INSPIRAÇÃO
-
-
-
-
-
-
De onde veio sua inspiração para entrar na política?
Minha inspiração para entrar na política veio da vontade de defender valores que considero fundamentais, como a liberdade, a responsabilidade, o incentivo ao empreendedorismo e a valorização da família
Quais são suas maiores referências femininas?
Desde pequena, tive como referências femininas minha avó e minha mãe. Com o passar dos anos e meu crescente interesse pela política, também passei a admirar a nossa eterna primeira dama Michelle Bolsonaro.
O que a Índia Armelau faz nas horas vagas, quando não está na Alerj ou na academia?
Amo estar com minha família, meus cachorros e amigos.
Se você pudesse mudar uma única coisa no estado do Rio de Janeiro hoje, o que seria?
Se fosse no país, te responderia que mudaria de Presidente, rs. Agora é sério, mudaria o cenário da nossa Segurança Pública, apesar de termos outras áreas que precisam de melhora urgente.
Qual foi o momento mais difícil da sua carreira política até agora?
Os desafios significativos são na execução das minhas propostas e na resolução das demandas que chegam ao meu gabinete. Uma das principais dificuldades é a falta de implementação das minhas iniciativas pelo executivo, mesmo tendo conhecimento das limitações orçamentárias. Isso torna difícil atender às necessidades da população de forma eficaz.
Que recado você deixa para as mulheres que ainda têm medo de ocupar espaços de poder?
-
-
-
-
-
-
-
- Eu diria para essas mulheres que o medo é natural, mas não pode ser uma barreira para o nosso crescimento e para a nossa representatividade. O espaço de poder não é privilégio de ninguém, é uma conquista que precisa ser buscada com coragem, determinação e convicção nos nossos valores.
-
-
-
-
-
-
Por William Dornellas Jornalista – Colunista