Blindagem explícita: Frei Chico, irmão de Lula, não será chamado pela CPMI do INSS

77.6k Visualizações
Tempo de Leitura: 3 Minutos
- ADS -
Ad image

Acordo entre governo e oposição pode poupar irmão de Lula de depoimento

Um acordo costurado entre parlamentares governistas e oposicionistas durante a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode livrar José Ferreira da Silva, o “Frei Chico” irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — de ser convocado para depor.

Na sessão realizada nesta terça-feira (26), deputados e senadores aprovaram o plano de trabalho apresentado pelo relator da comissão, Alfredo Gaspar (União-AL). Para que houvesse consenso, foi firmado um entendimento: apenas presidentes das entidades e associações sob investigação seriam chamados a prestar esclarecimentos ao colegiado.

A decisão beneficia diretamente Frei Chico, que ocupa atualmente a vice-presidência do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi). Como o critério adotado restringe a convocação aos presidentes, o irmão do presidente da República não deve, ao menos neste momento, ser incluído na lista de depoentes.

Apesar do acordo, a blindagem pode ser temporária, já que a CPMI ainda poderá aprovar novos requerimentos ao longo dos trabalhos. O relator, no entanto, defendeu que a definição inicial é necessária para garantir foco nas apurações.

Criada para investigar suspeitas de fraudes no pagamento de benefícios do INSS, a comissão deverá ouvir representantes das entidades suspeitas, além de servidores e técnicos do órgão. O objetivo é identificar falhas no sistema de concessão e possíveis esquemas de corrupção envolvendo sindicatos e associações de aposentados.

Enquanto isso, a inclusão ou não de Frei Chico na lista de depoentes promete se tornar um ponto de tensão política, já que envolve diretamente um parente próximo do presidente da República.

Por Marcos Soares
Jornalista – Analista Político                                                                                                                                   instagram.com/@marcossoaresrj    |  instagram.com/@falageralnoticias

Todos os dias sempre um novo artigo com opinião e análises políticas