A política do Estado do Rio de Janeiro pode estar prestes a viver um novo e intenso abalo

A Gazeta Popular
337.2k Visualizações
Tempo de Leitura: 2 Minutos
- ADS -
Ad image

Com o retorno do governador Cláudio Castro ao exercício do cargo após período de afastamento, a aparente estabilidade institucional entre o Palácio Guanabara e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) corre o risco de ruir. E o estopim dessa possível crise atende pelo nome de Washington Reis.

Durante agenda política neste fim de semana na Região dos Lagos, o senador Flávio Bolsonaro esteve ao lado do governador em exercício e presidente da Alerj Rodrigo Bacellar. Contudo, nos bastidores do evento, uma informação estratégica começou a circular com força e teria partido do rebento do ex-presidente: caso Washington Reis esteja elegível para disputar as eleições de 2026, será o candidato a governador com o apoio direto de Jair Bolsonaro.

Contents
Com o retorno do governador Cláudio Castro ao exercício do cargo após período de afastamento, a aparente estabilidade institucional entre o Palácio Guanabara e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) corre o risco de ruir. E o estopim dessa possível crise atende pelo nome de Washington Reis.Durante agenda política neste fim de semana na Região dos Lagos, o senador Flávio Bolsonaro esteve ao lado do governador em exercício e presidente da Alerj Rodrigo Bacellar. Contudo, nos bastidores do evento, uma informação estratégica começou a circular com força e teria partido do rebento do ex-presidente: caso Washington Reis esteja elegível para disputar as eleições de 2026, será o candidato a governador com o apoio direto de Jair Bolsonaro.A articulação traz implicações profundas. Washington Reis não é apenas um ex-prefeito influente de Duque de Caxias ou ex-secretário estadual com trânsito em diversas áreas da máquina pública. Ele representa um clã político com forte atuação no interior do estado, sobretudo por meio de seu irmão, o deputado federal Gutemberg Reis, que mantém relação direta com inúmeros prefeitos fluminenses. Esse possível apoio do bolsonarismo, especialmente da ala ligada ao núcleo familiar do ex-presidente, pode representar um revés significativo para Rodrigo Bacellar, que vinha ganhando protagonismo à frente do governo durante a ausência de Castro. Bacellar tem intensificado sua presença no interior do estado, promovendo agendas públicas em regiões estratégicas, mas encontra resistência, sobretudo no norte e noroeste fluminense, redutos onde a família Reis mantém influência consolidada.A decisão de Thiago Pampolha a de deixar a corrida pelo governo, embora ainda não oficialmente declarada como desistência, também ganha nova leitura: o gesto pode ter sido um movimento antecipado para abrir espaço à nova composição de forças que se desenha com a eventual candidatura de Washington Reis.Publicidade

A articulação traz implicações profundas. Washington Reis não é apenas um ex-prefeito influente de Duque de Caxias ou ex-secretário estadual com trânsito em diversas áreas da máquina pública. Ele representa um clã político com forte atuação no interior do estado, sobretudo por meio de seu irmão, o deputado federal Gutemberg Reis, que mantém relação direta com inúmeros prefeitos fluminenses.

Esse possível apoio do bolsonarismo, especialmente da ala ligada ao núcleo familiar do ex-presidente, pode representar um revés significativo para Rodrigo Bacellar, que vinha ganhando protagonismo à frente do governo durante a ausência de Castro. Bacellar tem intensificado sua presença no interior do estado, promovendo agendas públicas em regiões estratégicas, mas encontra resistência, sobretudo no norte e noroeste fluminense, redutos onde a família Reis mantém influência consolidada.

A decisão de Thiago Pampolha a de deixar a corrida pelo governo, embora ainda não oficialmente declarada como desistência, também ganha nova leitura: o gesto pode ter sido um movimento antecipado para abrir espaço à nova composição de forças que se desenha com a eventual candidatura de Washington Reis.

 


Publicidade