Protesto faz parte de mobilização nacional contra propostas em tramitação no Congresso Nacional
O protesto foi convocado por movimentos sociais e centrais sindicais, com a adesão de artistas e lideranças políticas. Os organizadores afirmam que as duas propostas em discussão no Congresso Nacional representam riscos à democracia e à responsabilização de parlamentares e autoridades.
A “PEC da Blindagem”, aprovada pela Câmara dos Deputados nesta semana e agora em análise pelo Senado, altera as regras sobre prisões, processos e foro privilegiado de parlamentares e presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional. Já o “PL da Anistia” tem como objetivo beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe de Estado, e seus apoiadores que invadiram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
Presente no ato, João Batista Mares Guia classificou a PEC como “uma agressão à democracia”. “É um tapa na cara amoral e imoral contra o povo brasileiro e contra a democracia. Mas não vai prosperar. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado não aprovará a tramitação dessa matéria, porque os senadores terão que ser sensíveis à opinião pública”, projetou.
Muitos manifestantes carregam bandeiras do Brasil e vestem camisas verde e amarelas, símbolos que, nos últimos anos, se consolidaram como marca dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).








