Uma simples canetada pode mudar o destino político do Estado do Rio de Janeiro?
Contents
Uma simples canetada pode mudar o destino político do Estado do Rio de Janeiro?Se o Governador Cláudio Castro, após se reunir com os líderes dos partidos que fazem parte da base do governo, decidir revogar a exoneração de Washington Reis, o seu possível “sucessor” o Deputado Estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) Rodrigo Bacellar, poderá não ser candidato ao governo (Conforme declaração do próprio Bacellar).O rumo político pode mudar, e Rodrigo Bacellar possivelmente não assumirá o governo do estado, e Cláudio Castro iria até o fim do mandato.E isso pode mudar tudo.Os prefeitos e suas prefeituras dependem do governo estadual para os recursos e manterem o seu funcionamento, precisam manter convênios, saúde, educação, pagamentos dos servidores e suas obras. Por isso precisam buscar junto ao governo socorro financeiro e com os deputados emendas.Cláudio Castro, decidindo ficar no governo até o final do seu mandato, os prefeitos tendem a ficar com ele. Por outro lado, os deputados estaduais em sua maioria estão apoiando o nome de Rodrigo Bacellar para o governo do EstadoCom a possibilidade da canetada, podemos ter uma reviravolta e os deputados terão de escolher um lado. Sem falar nos rumores do possível apoio de Jair Bolsonaro a uma candidatura de Washington Reis ao Governo do Estado.Eduardo Paes com suas jogadas, hora será candidato, hora não será, vem acompanhando tudo e com certeza articulando e vendo a sua popularidade e seu nome crescendo nas pesquisas.Enquanto isso, do outro lado, a indecisão tomou conta do grupo de Rodrigo Bacellar e do grupo de Washington Reis, que agora esperam por uma decisão definitiva do Governador Cláudio Castro, que manteve a exoneração e criticou a atitude tempestuosa de Rodrigo Bacellar.Caso haja uma ruptura entre Rodrigo Bacellar e Cláudio Castro, teremos mudanças significativas no secretariado, e Cládio Castro não se preocuparia com sucessão, e teria como montar o seu grupo político como quiser.O grupo que vinha nos últimos dias negociando espaços com o Rodrigo Bacellar, devem estar na torcida para que o Governado Cládio Castro mantenha a exoneração e o seu projeto com Rodrigo Bacellar para as eleições 2026.Entre os partidos que estavam em conversa de apoio a candidatura de Rodrigo Bacellar, o Republicanos (sob nova presidência) que pretende voltar ao governo e o PSDB (também com nova presidência)que visava assumir a Secretária de Esportes do Estado.Se Cláudio Castro revogar a exoneração de Washington Reis, tudo muda.
Todas essas articulações perdem força.
O jogo muda.
O tabuleiro vira.E quem deve estar assistindo tudo isso de camarote é Eduardo Paes, que tem um município que não depende do estado, tem a máquina a seu favor e tem apostado na Segurança Pública da Capital Fluminense.Alguns que estavam no grupo de Eduardo Paes, acabaram indo para o lado de Rodrigo Bacellar e podem acabar sem nada.Em quanto isso vamos aguardar a pós-reunião do Governador Cláudio Castro com os seus partidos apoiadores.
Se o Governador Cláudio Castro, após se reunir com os líderes dos partidos que fazem parte da base do governo, decidir revogar a exoneração de Washington Reis, o seu possível “sucessor” o Deputado Estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) Rodrigo Bacellar, poderá não ser candidato ao governo (Conforme declaração do próprio Bacellar).
O rumo político pode mudar, e Rodrigo Bacellar possivelmente não assumirá o governo do estado, e Cláudio Castro iria até o fim do mandato.
E isso pode mudar tudo.
Os prefeitos e suas prefeituras dependem do governo estadual para os recursos e manterem o seu funcionamento, precisam manter convênios, saúde, educação, pagamentos dos servidores e suas obras. Por isso precisam buscar junto ao governo socorro financeiro e com os deputados emendas.
Cláudio Castro, decidindo ficar no governo até o final do seu mandato, os prefeitos tendem a ficar com ele. Por outro lado, os deputados estaduais em sua maioria estão apoiando o nome de Rodrigo Bacellar para o governo do Estado
Com a possibilidade da canetada, podemos ter uma reviravolta e os deputados terão de escolher um lado. Sem falar nos rumores do possível apoio de Jair Bolsonaro a uma candidatura de Washington Reis ao Governo do Estado.
Eduardo Paes com suas jogadas, hora será candidato, hora não será, vem acompanhando tudo e com certeza articulando e vendo a sua popularidade e seu nome crescendo nas pesquisas.
Enquanto isso, do outro lado, a indecisão tomou conta do grupo de Rodrigo Bacellar e do grupo de Washington Reis, que agora esperam por uma decisão definitiva do Governador Cláudio Castro, que manteve a exoneração e criticou a atitude tempestuosa de Rodrigo Bacellar.
Caso haja uma ruptura entre Rodrigo Bacellar e Cláudio Castro, teremos mudanças significativas no secretariado, e Cládio Castro não se preocuparia com sucessão, e teria como montar o seu grupo político como quiser.
O grupo que vinha nos últimos dias negociando espaços com o Rodrigo Bacellar, devem estar na torcida para que o Governado Cládio Castro mantenha a exoneração e o seu projeto com Rodrigo Bacellar para as eleições 2026.
Entre os partidos que estavam em conversa de apoio a candidatura de Rodrigo Bacellar, o Republicanos (sob nova presidência) que pretende voltar ao governo e o PSDB (também com nova presidência)que visava assumir a Secretária de Esportes do Estado.
Se Cláudio Castro revogar a exoneração de Washington Reis, tudo muda.
Todas essas articulações perdem força.
O jogo muda.
O tabuleiro vira.
Todas essas articulações perdem força.
O jogo muda.
O tabuleiro vira.
E quem deve estar assistindo tudo isso de camarote é Eduardo Paes, que tem um município que não depende do estado, tem a máquina a seu favor e tem apostado na Segurança Pública da Capital Fluminense.
Alguns que estavam no grupo de Eduardo Paes, acabaram indo para o lado de Rodrigo Bacellar e podem acabar sem nada.
Em quanto isso vamos aguardar a pós-reunião do Governador Cláudio Castro com os seus partidos apoiadores.