Com 41 assinaturas, oposição protocola pedido de impeachment contra Moraes no Senado

A Gazeta Popular
289.8k Visualizações
Tempo de Leitura: 3 Minutos
- ADS -
Ad image

Pedido é uma reação à decisão do ministro do STF que determinou prisão domiciliar de Bolsonaro; oposição agora pressiona Alcolumbre para dar andamento ao processo

Em resposta à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a oposição no Senado protocolou, nesta quinta-feira (7/8), um pedido de impeachment contra o magistrado.
A peça tem as 41 assinaturas exigidas para ser apresentada formalmente. A última adesão veio do senador Laércio Oliveira (PP-SE), confirmada pela manhã.

Nas mãos de Alcolumbre

Com o protocolo do pedido, os senadores bolsonaristas anunciaram o fim da obstrução aos trabalhos legislativos e da ocupação da Mesa Diretora do Senado. A estratégia agora será pressionar o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), a dar andamento ao processo. A decisão sobre o acolhimento cabe exclusivamente a ele.

“Estamos desobstruindo e a oposição vai participar dos debates das pautas que interessam ao Brasil, pautas que interessam a todos, para aquém das questões ideológicas”, afirmou o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), em pronunciamento no Senado.

Quem são os senadores que assinaram o pedido de impeachment?

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), divulgou nessa quarta-feira uma ilustração com fotos e nomes dos senadores que assinaram o documento. Confira quem são abaixo.

Ilustração com fotos e nomes dos senadores que assinaram pedido de impeachment de Alexandre de MoraesIlustração com fotos e nomes dos senadores que assinaram pedido de impeachment de Alexandre de MoraesPL/divulgação

rends

O Trends, ferramenta do Google que mostra os temas mais populares no buscador em um passado recente, informa que o termo “impeachment de Moraes” alcançou seu mais alto teor de pesquisas nesta semana.

Em meio à ordem de prisão de domiciliar expedida contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a população brasileira, especialmente à alinhada à ideologia direitista, passou a procurar informações sobre uma possível cassação do ministro no STF.

Antes da semana atual, o termo registrou um aumento de buscas também em setembro do ano passado. Na ocasião, senadores apresentaram um pedido de impeachment de Moraes na Casa por um suposto crime de responsabilidade.